São muitas as influências que constituem a base do simbolismo encontrado na Maçonaria. Gnose, hermetismo, pitagorismo, alquimia e, de forma muito especial, a Cabala. Nessa antiga tradição da cultura judaica encontramos o cerne da espiritualidade cultivada na prática maçônica.
Por isso podemos dizer que Maçonaria e a Cabala são sócias do mesmo empreendimento espiritual e que a Maçonaria pode ser chamada de a Cabala do Ocidente .
A Cabala aparece na história do pensamento humano como uma forma de linguagem desenvolvida pela comunidade israelense com o propósito específico de interpretar a palavra de Deus, expressa na Torá e nos escritos dos profetas.
A Maçonaria é uma organização construída a partir do arquétipo que conhecemos como Confraria. ️ Das organizações obreiras medievais particularmente as guildas dos construtores de igrejas a Ordem emprestou a estrutura organizacional e a mística de seus ritos de passagem.
Das correntes filosóficas e das ideias que permearam o pensamento religioso místico da alta Idade Média e passagem para a Idade Moderna ela incorporou sua base espiritual. Este livro mostra, em uma linguagem simples e acessível, a influência da Cabala nos ritos e na proposta filosófica espiritualista da Maçonaria.